PUBLICIDADE

Foi em clima de celebração que a Prefeitura de Caruaru, por meio do Comitê Gestor de Primeira Infância Caruaru (CPRINC), realizou, nesta quinta (31), o seminário “Avanço e Inovação na Primeira Infância”. O evento representa a culminância do Agosto – Mês da Primeira Infância e congrega todo o trabalho intersetorial desenvolvido durante todo o ano, resultado da articulação de 11 secretarias, em especial das Secretarias de Educação e Esportes (Seduc), Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Saúde (SMS), e Políticas para Mulheres (SPM).

O encontro aconteceu no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra (Senac) e foi pontuado por apresentações artísticas, vídeos e palestras, e contou com a parceria da Rede Urban 95 e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (COMDICA).

Na oportunidade, foram lançados a Carta de Serviços para Primeira Infância e o Cartão da Primeira Infância, dois produtos inéditos que organizam e integram diversos serviços intersetoriais. “Com este cartão o cidadão terá prontuário único com informações da educação, saúde e assistência social reunidas. Essa identificação permite às crianças e gestantes acessar os serviços da primeira infância sem burocracia, consultar suas informações, garantindo melhor acompanhamento dos serviços essenciais”, explicou o presidente do Instituto de Tecnologias Geo Sociais (ITGS), Filipe Rocha, que apresentou essas novidades no evento.

A representante da Allma Hub, Mariana Pedrosa, instituição parceira da Rede Urban95, fez a apresentação da Campanha “Cria na Paz”, que é voltado à mudança de comportamento para uma educação não violenta. “É um projeto que vai levar através da escola e de outros serviços públicos que chegam nas famílias e nas comunidades, a importância da cultura de paz. Através de uma caixa de ferramentas, de peças de comunicação, as famílias vão entender a importância de trabalhar uma abordagem e um olhar diferente para o tema da infância, que vai refletir na vida inteira das crianças”, enfatizou Mariana.

Foi também durante o seminário que o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, assinou um decreto que cria o Comitê das Crianças, permitindo que os pequenos possam opinar e participar das decisões de políticas públicas municipais, reafirmando a primeira infância como prioridade em Caruaru. “Fechando o mês de agosto, alusivo à primeira infância, a gente vem aqui prestando contas do que fizemos desde 2017, no último ano, e o que está por vir até o final de 2024, com a entrega de novos CMEIS para as zonas urbana e rural e mais investimentos dentro da gestão, com orçamento específico para a primeira infância, envolvendo todas as secretarias”, destacou o prefeito.

“Foram diversas ações realizadas durante o mês com o Agosto Dourado, o Agosto Lilás, o Programa Saúde na Escola e o Aprender com Saúde, a entrega de dois pátios naturalizados, o lançamento do Programa Primeiros Passos na Inclusão Digital e a gente encerra o mês com esse seminário, apresentando para Caruaru e todo o estado o que nossa cidade está fazendo de mais importante na pauta”, enfatizou o secretário de Projetos Especiais da Prefeitura de Caruaru, Swami Lima.

PUBLICIDADE