PUBLICIDADE

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou, na última terça-feira (10), sua reunião mensal do Conselho Empresarial do Agreste. A agenda teve como principal objetivo apresentar para os empresários da região o Panorama Industrial e promover uma visita técnica às instalações da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Caruaru. Na oportunidade, os estudantes de Eletrotécnica mostram ao grupo a estrutura do curso que é uma referência para todo o estado.

O economista da Federação, Cézar Andrade, apresentou o Panorama Industrial de Pernambuco com uma pesquisa realizada com dados importantes que irão nortear o setor no último trimestre do ano e para 2024. “O Panorama Industrial traz respostas para perguntas essenciais: ‘quantas indústrias existem na nossa região?’, ‘quais os segmentos,?’, ‘qual o volume de produção?’ e “a evolução no número de empregados?’, além de avaliar se houve queda ou crescimento na produção. Comparado a Pernambuco inteiro, houve uma queda acentuada no Agreste com diminuição da produção e número de empregados. Um sinal de alerta para a indústria”.

O diretor regional, João Bezerra, destacou que subsidiar o setor com esses indicadores é um trabalho que a FIEPE realiza com propriedade. “A Federação está constantemente pesquisando, levantando dados e analisando números que servem como um termômetro para a indústria. Esse foi um momento alto da nossa reunião, além de conhecermos em detalhes as instalações do SENAI Caruaru, de onde irão sair os futuros colaboradores das nossas empresas, e dar as boas-vindas ao nosso gerente escolar do SENAI, Celso Júnior”, disse.

A coordenadora regional, Julienny Mary, enfatizou a necessidade dos empresários participarem da construção do Panorama Industrial que está em permanente atualização. “As informações que são passadas pelos empresários dão base ao desenvolvimento dessa e de outras pesquisas que a FIEPE realiza, então foi importante não apenas apresentar os resultados recentes, como também incentivar a participação”.

O representante da FIEPE no Conselho de Micro e Pequenas Empresas (Compem), Andrerson Porto, trouxe informações sobre a reunião estadual do órgão e sobre o andamento da implantação do Conselho Temático de Micro e Pequena Empresa da FIEPE, do qual está como presidente. “Queremos trazer ações concretas para dinamizar e incentivar essas pequenas empresas ao crescimento. Após o processo de estruturação, teremos resultados positivos com a implantação. Um dado que reforça isso é o de que, aproximadamente, 99,54% são micro e pequenas empresas são influenciadas pelas ações que serão desenvolvidas no Conselho Estadual. No Agreste, não será diferente”, afirmou.

O gerente escolar do SENAI Caruaru, Celso Junior, falou da satisfação de sediar a reunião itinerante do Conselho Empresarial da FIEPE no Agreste. “A educação desenvolvida no SENAI é toda voltada para impulsionar a competitividade da indústria. Ficamos muito felizes de receber o grupo que representa empresários de diversas cidades e de mostrar nossa capacidade técnica e o quanto os nossos alunos estão preparados para a excelência no mercado de trabalho”, finalizou.

PUBLICIDADE