PUBLICIDADE

O Sebrae/PE está ajudando pecuaristas de todo o estado a melhorar a produção no campo. Na unidade regional do Agreste Meridional, por exemplo, que tem sede em Garanhuns, 230 produtores de leite e de gado de corte foram beneficiados com consultorias tecnológicas customizadas e especializadas em 2023, com ganho de produtividade e redução de custos. Além de assistência especializada, o programa Sebraetec também oferece subsídio de até 70% do valor do projeto, facilitando o acesso dos produtores às consultorias.

Analista técnico do Sebrae/PE, Jefferson Fernandes explica que o Sebraetec promove o acesso de produtores à inovação e tecnologia em suas propriedades rurais, melhorando a produtividade do rebanho e o retorno econômico da atividade rural e agregando valor à produção. Ele ressalta que os produtores têm uma gama de opções de consultorias que atingem o tripé da pecuária: sanidade, alimentação e genética. O Sebraetec também oferece consultorias de legalização da propriedade rural, com georreferenciamento e licença ambiental.

“O Sebrae chega junto contratando essas consultorias, um apoio fundamental para os produtores rurais poderem ter acesso à inovação de ponta em suas propriedades. Dos pecuaristas atendidos o ano passado, 85% eram produtores de leite (195 produtores) e 15% produtores de gado de corte (35 produtores). Todos foram beneficiados pelo programa de melhoramento genético”, diz Jefferson Fernandes.

O impacto das consultorias é mensurado através de avaliações periódicas realizadas pelos analistas do Sebrae. “Podemos exemplificar que o programa de melhoramento genético proporciona ao produtor o nascimento de animais de alto poder produtivo, que chegam a ser três vezes mais produtivos que os animais comuns dos seus rebanhos. E na consultoria de manejo e sanidade, a diminuição de custos chega a ser de mais de 20% no manejo adequado e formulação da ração por lotes produtivos”, detalha o analista.

O pecuarista Raimundo Antônio Raimundo Duarte Filho, 41 anos, que tem fazenda no município de Correntes, conta que foi muito importante participar do Sebraetec. “É um novo mundo que a gente descobre na nossa empresa rural, que é a nossa fazenda. Foi muito inovador, conseguimos melhorar a produtividade e fazer uma gestão financeira mais aprimorada. Houve melhoras em todas as áreas. Com o apoio do Sebrae, agora temos uma visão mais empreendedora, mais empresarial”, pontua.

“Participar do programa do Sebrae foi muito bom, minha produção de leite melhorou e eu aprendi muito. A genética do gado também melhorou e isso foi um uma coisa que ajudou na produção”, reforça José Demário de Albuquerque, 40 anos, proprietário de uma fazenda no município de Itaíba.

Quer ficar por dentro de mais notícias sobre empreendedorismo e descobrir histórias inspiradoras? Então siga a gente no x.com/sebraepe e acompanhe a Agência Sebrae de Notícias (pe.agenciasebrae.com.br).

PUBLICIDADE