PUBLICIDADE

Em mais uma iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, o Sebrae Pernambuco realizou, nesta segunda-feira (15), a entrega do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O evento, que acontece a cada dois anos, se propõe a reconhecer iniciativas e boas práticas desenvolvidas pelas gestões municipais em dez categorias distintas, sendo as mais disputadas Turismo & Identidade Territorial (13 finalistas), Cidade Empreendedora (12 finalistas) e Empreendedorismo Rural (9 finalistas). Ao todo, 67 projetos, apresentados por 44 prefeituras, chegaram à etapa final da fase estadual. As dez iniciativas vencedoras, agora, estão automaticamente classificadas para a fase nacional do prêmio, cujo resultado será anunciado em cerimônia marcada para o dia 11 de junho, em Brasília.

Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra destacou que o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é uma forma de reconhecer as gestões públicas que adotam, em seu plano de governo, ações voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo“Essa premiação é uma forma de fortalecer parcerias que são importantes para o desenvolvimento local. O Sebrae tem esse compromisso com o empreendedorismo, que se faz por meio de iniciativas como o Educação Empreendedora e o Cidade Empreendedora, mas, principalmente, pela construção de políticas públicas eficazes que fazem com que o empreendedorismo chegue em todos os cantos de Pernambuco”, reforçou.

Além dele, representando o Sebrae/PE, participaram da cerimônia de premiação a diretora de Administração e Finanças, Deborah Guerra; a diretora Técnica, Josiana Ferreira; e o presidente do Conselho Deliberativo, Fausto Pontual. O evento contou, ainda, com a presença da diretora da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, que destacou a importância da atuação do Sebrae para os municípios. “O Sebrae é um grande parceiro, porque, muitas vezes, o prefeito sonha, mas precisa de alguém que segure a sua mão e diga: o caminho é por aqui”, afirmou.

DESTAQUE

Diretamente do Sertão de São Francisco, o município de Cabrobó foi o grande destaque desta fase estadual de premiação. O prefeito Elioenai Dias Santos Filho, mais conhecido como Galego de Nanai, levou de volta para sua cidade os troféus de primeiro lugar nas categorias “Cidade Empreendedora” e “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. O município também figurou como vencedor na categoria “Governança Territorial”, ao lado de outras quatro cidades, com o projeto Ribeirinhos do Velho Chico – ComRio.

À frente da sua primeira gestão como prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai assegurou sempre ter visto o empreendedorismo como uma estratégia para a superação do principal desafio vivenciado por uma cidade pequena: geração de emprego e renda. Desde sua eleição, o gestor afirmou ter procurado o suporte do Sebrae/PE para a implantação de iniciativas com foco em empreendedorismo no seu município, que soma pouco mais de 30 mil habitantes. O resultado dessa parceria pôde ser visto já em 2022, quando venceu a categoria “Sala do Empreendedor”, do PSPE.

Atualmente, a gestão municipal desenvolve ações dentro dos dez eixos de atuação do Programa Cidade Empreendedora. “É muito difícil promover mudanças na matriz econômica e social se não conseguirmos apoio externo. Eu já conhecia o Sebrae e o trabalho que ele desenvolve e acredito de maneira absoluta que ele poderia ser essa ferramenta de junção de forças para a gente conseguir desenvolver Cabrobó ainda mais. Hoje, temos um projeto chamado ‘Cabrobó do Futuro’ e estamos projetando a cidade não apenas no presente, mas pensando em 10 anos à frente, e já estamos começando a colher benefícios”, detalhou.

LISTA DE VENCEDORES

Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo

Projeto: Eita! Recife

Município: Recife

 

Sala do Empreendedor

Projeto: Sala do Empreendedor de Altinho: Semente do Futuro

Município: Altinho

 

Compras Governamentais

Projeto: O campo ainda melhor para viver e trabalhar

Município: Caruaru

 

Empreendedorismo na Escola

Projeto: Empreendedor do futuro

Município: Santa Cruz do Capibaribe

 

Turismo e Identidade Territorial

Projeto: Encantos do Natal de Garanhuns

Município: Garanhuns

 

Inclusão produtiva

Projeto: Inovação no setor pesqueiro de Itapissuma no comércio de ostras

Município: Itapissuma

 

Empreendedorismo Rural

Projeto: Caprinovinocultura: um negócio de sucesso!

Município: Serra Talhada

 

Sustentabilidade e Meio Ambiente

Projeto: Programa Recicla Cabrobó

Município: Cabrobó

 

Governança Territorial

Projeto: Ribeirinhos do Velho Chico – ComRio

Municípios: Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Orocó, Lagoa Grande e Belém do São Francisco

 

Cidade Empreendedora

Projeto: Cabrobó do Futuro

Município: Cabrobó

PUBLICIDADE