O prefeito Rodrigo Pinheiro, por meio da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB), entregou mais uma importante obra para a população do município: os terminais de ônibus localizados em frente à Estação Ferroviária totalmente requalificados. O espaço foi nomeado de Praça Francisco Bezerra de Souza.

“Estamos entregando mais um equipamento e fazendo uma justa homenagem a Francisco Bezerra, conhecido como Sr. Careca. A homenagem foi uma propositura do vereador Anderson Correia, mas que foi aceita por todos os parlamentares. Tudo isso só é possível devido a muito planejamento e fazendo com que a desburocratização seja uma realidade para todos e todas”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

A requalificação do espaço é uma obra da gestão municipal e foi executada pela CP Construções, a partir de um processo de mitigação do empreendimento Life Center, e contou com um investimento de mais de R$ 1 milhão, considerando as obras de todo o entorno. Todo o processo de requalificação foi feito a partir do Estudo de Impacto e Vizinhança (EIV), instrumento urbanístico que é regulamentado pela Lei Municipal 6.742, de 2021.

“Este é um momento importante e traz todo um simbolismo, no sentido de que a nossa cidade passou por toda uma transformação, que começou com a requalificação do Centro da cidade, na rua 15 de novembro. É um equipamento extremamente importante, que só vem a ressaltar o cuidado que o prefeito tem com o seu povo”, disse o presidente da URB, Francisco Batista.

O espaço apresenta uma série de benefícios para a população e, claro, para os usuários do Sistema de Transporte Público de Caruaru, que somam mais de 1,1 milhão de pessoas por mês, de acordo com dados da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC). Entre os benefícios, estão calçadas mais largas e acessíveis para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo.

Além disso, também foi feita nova roupagem em todo o local, com novos jardins, iluminação pública e mais abrigos de ônibus com maior cobertura para proteger os usuários do sol e da chuva. O projeto foi assinado pela arquiteta Marcela Marabuco. “A acessibilidade foi algo conversado diretamente com a gestão municipal. Era uma preocupação do prefeito Rodrigo Pinheiro. Então, projetamos calçadas elevadas em 45 cm, ficando na mesma altura dos ônibus, piso tátil, grades para proteção e também um piso cujo material foi escolhido para não ter problemas futuros de erosão”, finalizou a arquiteta.

PUBLICIDADE