PUBLICIDADE

O município de Caruaru vai celebrar o mês do Orgulho Autista de uma forma muito especial: com uma gincana gratuita para crianças e adolescentes autistas neste sábado (dia 15) e a abertura do Instituto do Autismo (IDA) no próximo dia 17. “Caruaru sempre nos acolheu muito bem em todas as ações que já realizamos. Agora chegou a vez da cidade ter uma unidade do Instituto do Autismo. Estamos felizes demais em conseguir, a partir de agora, estreitar nossos laços no Agreste e oferecer nossos serviços para o desenvolvimento infantil”, afirma o diretor geral do IDA, Kadu Lins.

Dois dias antes da inauguração da nova unidade, o IDA promove uma grande ação gratuita de integração social: a Gincana em Família acontece na manhã do sábado (dia 15), das 8h às 11h30, com muita diversão e brincadeiras, brinquedos infláveis, piscina, dança, música, pintura, além de orientação e serviços para as famílias. O evento tem vagas limitadas e, para participar, é necessário realizar agendamento prévio. “São 150 vagas, com muitas brincadeiras em família, gincanas, atividades físicas e aquáticas. Tudo sempre acompanhado pelos profissionais do Instituto. Estamos preparando um dia muito especial para todos que participarem da Gincana em Família”, explica Kadu.

Para fazer a inscrição para participar da gincana, é necessário entrar no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKgRZTWLTc4eZCExSJDnZey2XohCrkpSg2Wc31wBSQlBTUag/viewform (que também está disponível na bio do Instagram @institutodoautismo). A ação será realizada na nova unidade, que será inaugurada oficialmente no dia 17, para que as famílias conheçam os serviços oferecidos e toda a estrutura oferecida. O IDA Caruaru fica na rua Gouveia de Barros, 595, no bairro Maurício de Nassau, numa área com 1.400 metros quadrados, com piscina e espaço para diversas atividades. As datas escolhidas para realização da gincana e inauguração do IDA em Caruaru convergem com o Dia do Orgulho Autista, celebrado no próximo dia 18.

Atualmente, o IDA está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Além dessas e da inauguração em Caruaru, outra unidade está em andamento: Olinda. Em todas elas, o IDA disponibiliza de infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, musicoterapeutas, especialistas em Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Psicomotricidade Relacional e Funcional e psicopedagogia.

Além de todos os serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e, também, ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.

HISTÓRIA – O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, que é profissional de Educação Física, especialista em ABA e psicomotricidade, com formações no Brasil e no exterior. Todos os serviços e especialidades oferecidos pelo IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou através de planos de saúde das redes conveniadas. Os pais e/ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo.

PUBLICIDADE