PUBLICIDADE

A gastronomia regional é uma das mais gostosas e a que mais reflete as nossas tradições culturais, a nossa história. Pensando em valorizar e qualificar profissionais dessa culinária, o Sebrae/PE estará realizando a primeira edição do Festival Gastronômico Sabor e Tradição de Pesqueira, cuja culminância ocorre neste fim de semana. A iniciativa, que é uma parceria com a Prefeitura e com o Instituto Cesar Santos, vai capacitar profissionais de oito estabelecimentos gastronômicos do município que, no final, vão apresentar receitas criadas especialmente para o festival. Um concurso, com votação técnica e popular, vai escolher o prato que melhor representa Pesqueira.

As atividades de preparação para o Festival tiveram início nesta quarta-feira (26), com um curso de confeitaria ministrado por Anna Corinna. Neste mesmo dia, começaram as consultorias nos estabelecimentos, que também acontecem nos dias 27, 28 e 29. No dia 1º de julho será realizado um curso de garçom.

Já o auge do Festival Gastronômico Sabor e Tradição será neste sábado e domingo, 29 e 30 de junho, na Praça Comendador José Didier, quando serão realizadas aulas-shows com renomados chefs de cozinha que estarão preparando deliciosas receitas com ingredientes da cultura local. No sábado, as aulas-show serão ministradas pelos chefes Raul Menezes (15h), Rogério Ribeiro (16h30), Monique Santos (18h), e Atilio Leite (19h30). As atrações do domingo serão Leandro Ricardo (15h), Mardônio Bernardino (16h30), Carol Medeiros (18h) e Raphael Diniz (19h30).

CONCURSO

Ainda no dia 30, será divulgado o resultado do Concurso Sabor e Tradição com os estabelecimentos participantes, que criarão um prato exclusivo para o evento destacando ingredientes tradicionais da cultura local. A escolha do prato que melhor representa Pesqueira terá como critério o voto popular e as notas dos chefs do Instituto Cesar Santos. O vencedor vai ganhar troféu, certificado do Instituto Cesar Santos e um estágio na Oficina do Sabor, em Olinda.

“Neste festival, o Sebrae atuará junto às empresas de gastronomia a partir de consultorias individualizadas e cursos coletivos, além da realização do encerramento do festival, com as aulas-show e concurso gastronômico para eleger o prato que mais represente Pesqueira. A votação popular será realizada por meio do QR Code de cada prato que estiver participando do concurso”, diz Fernando Lima, analista do Sebrae/PE.

Confira os estabelecimentos que participam do festival:

1 – Restaurante e Pizzaria Dona Maria

2 – Pousada Arawi

3 – Hamburgueria Urbanu’s

4 – Estação Rodoviária

5 – Mega Dog do Juninho

6 – Restaurante e Pizzaria Giovanna

7 – Hub Gastrobar

8 – Dorré Bar e Churrascaria

 

PUBLICIDADE