PUBLICIDADE

Caruaru possui o maior e melhor Índice de Compromisso com Alfabetização da região Agreste de PE. Foi o que apontou o TCE-PE (Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco), por meio do ICA (Índice de Compromisso com Alfabetização), que foi divulgado esta semana, referente a 2023 e já na sua segunda análise. Este visa medir anualmente o compromisso com a execução da política pública, desenvolvida pelos 184 municípios que compreendem o Estado, para a alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental (6 a 7 anos).

Elaborado pelo TCE-PE e denominado no ano passado de “Saber Ler na Idade Certa”, o trabalho de avaliação se baseou em informações fornecidas pelos municípios, cujo resultado se encontra registrado em um painel interativo no qual o cidadão pode conhecer a situação de sua cidade e fazer sugestões na temática. Com nota 8, a Capital do Agreste superou todos os municípios da região e terminou na quarta colocação do ranking geral do ICA, dividindo o posto juntamente com Cabo de Santo Agostinho, na RMR, e sendo superado, respectivamente, apenas por Igarassu (também na RMR) e Recife (capital), além de Carnaíba, este último localizado no Sertão.

“Recebemos este excelente resultado com bastante alegria e satisfação por comprovarmos ainda mais que Caruaru se encontra no caminho certo em relação à sua educação municipal. Com os investimentos que o nosso governo tem realizado em todos os aspectos, ou seja, do humano até o estrutural, a cidade vem colecionando resultados expressivos em relação a este setor tão importante para sociedade, o que nos incentiva a fazer ainda muito mais pela nossa educação”, comemorou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

E o prefeito acertou em cheio ao destacar os bons desempenhos obtidos pela cidade no que se referem a avaliações relacionadas à educação. Hoje, a Capital do Agreste possui a educação mais acessível, em comparação com as cidades pernambucanas que possuem populações acima dos 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE 2021. Foi o que constatou o Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Pública, que em 2024, chegou à sua quarta edição. Em paralelo, o município dispõe da maior frota própria de transporte escolar do Estado, bem como ainda possui uma das maiores taxas de alfabetização de PE.

*Mais sobre o ICA*

“O objetivo do ICA não é comparar os municípios entre si, porque cada um apresenta realidades e dificuldades distintas para promover a alfabetização. Este Índice acompanha, anualmente, a evolução da política pública educacional perante o compromisso com a criança alfabetizada. A ideia é criar uma força-tarefa com as secretarias municipais de educação para acompanhar os municípios de forma que possam executar de maneira eficaz eixos considerados primordiais para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na idade certa”, explicou a gerente de Fiscalização da educação do TCE-PE, Nazli Leça Nejaim.

PUBLICIDADE