Na manhã desta quarta-feira (14), a jornalista, professora e candidata a vereadora de Caruaru, Flávia Tavares (PRD), participou do programa “Compromisso com a Verdade”, conduzido pelo comunicador Davi Cardoso. Durante a entrevista, Flávia destacou a importância da participação feminina na política e apresentou proposta direcionada aos comunicadores.
Flávia apontou o descompasso entre a presença feminina na população e sua representação política, afirmando que “o número de políticos, embora a maioria da população seja mulher, é maior entre os homens. Isso é uma questão cultural, onde os homens sempre foram mais envolvidos.” Ela enfatizou que, apesar das barreiras históricas, as mulheres estão conquistando mais espaço. “As mulheres tiveram o direito ao voto há apenas 90 anos. Mas já estão abrindo espaço, e cada vez mais mulheres estão interessadas. Isso é muito bom”, disse.
Flávia destacou a importância das cotas para incentivar a participação feminina nas eleições. “Precisou haver uma regra para incentivar a candidatura de mulheres, com uma cota de 30%. Embora as mulheres sejam a maioria da população, muitas vezes não conseguimos preencher esse espaço. Cabe a nós nos interessarmos mais e ocuparmos o nosso lugar”, completou.
Durante a entrevista, Flávia também apresentou uma de suas propostas aos comunicadores da cidade, que é a criação do I Prêmio de Jornalismo da Câmara Municipal de Caruaru, com objetivo de valorizar matérias que abordem o tema cidadania e direitos humanos. “A comunicação em Caruaru é muito forte. Diante disso, vamos valorizar os nossos comunicadores e incentivar os bons exemplos de cidadania que temos na nossa cidade”, adiantou.
Por último, a candidata levantou a questão da falta de suporte para mulheres que trabalham até tarde e não têm com quem deixar seus filhos. Durante uma entrevista, ela sugeriu a criação de creches noturnas como uma solução viável. “Muitas mães já ganham pouco e ainda precisam pagar alguém para cuidar dos filhos até que cheguem em casa. Precisamos estudar a viabilidade de creches noturnas para apoiá-las”, afirmou Flávia.
Ao longo da entrevista, Flávia Tavares também reforçou seu compromisso com a educação e qualificação profissional de pessoas em situação de rua.