Com uma programação que abrange diversas linguagens artísticas, o Festival Pernambuco Meu País desembarcou em Caruaru nesta sexta-feira (9), o quinto destino do evento. Na noite de abertura, a governadora Raquel Lyra cumprimentou os espectadores da festa e artistas. O festival estará na cidade até o domingo (11), oferecendo espaços de cinema, circo, gastronomia, literatura, entre outras atividades.
 
“Para mim é uma alegria imensa poder estar em Caruaru convidando todo mundo a participar do Pernambuco Meu País. Nossas forças de segurança estão trabalhando de maneira incansável para permitir que as festas sejam tranquilas. Que a gente possa disseminar a nossa cultura e gerar emprego e renda a partir deste novo festival que entra de vez no calendário cultural do Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
 
Os artistas Lenine e Dilsinho, a banda Academia da Berlinda, além do espetáculo Pernambuco Meu País foram as atrações desta sexta do palco que leva o nome do festival. Ao longo do fim de semana ainda sobem ao palco do evento na Capital do Forró nomes como João Gomes, Maria Gadú e Ana Carolina. “Essa festa foi feita a muitas mãos e muitos corações para que a gente possa ver esse resultado lindo, com um conjunto de várias linguagens artísticas”, ressaltou a vice-governadora Priscila Krause.
 
A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, falou sobre a diversidade na programação do festival. “Nós temos literatura, cinema, circo, gastronomia, economia criativa. A população participa e todo mundo se beneficia com esse grande evento aqui na cidade”, disse. Para a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, “em cada cidade que o festival chega já se sente uma verdadeira imersão na cultura, na riqueza e na diversidade da cultura pernambucana”. 
 
O Festival Pernambuco Meu País conta com investimento de R$ 25 milhões do governo estadual para sua realização. O evento ainda vai percorrer os municípios de Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). Já sediaram o festival as cidades de Taquaritinga do Norte, Bezerros/Serra Negra, Gravatá e Pesqueira.
 
Dois pernambucanos responsáveis por divulgar a cultura do Estado pelo mundo, o artista plástico Abelardo da Hora e o percussionista Naná Vasconcelos, são os homenageados deste ano.
 
SEGURANÇA NO FESTIVAL – Da sexta (9) a domingo (11), em diversos polos espalhados por Caruaru, a equipe da Segurança Pública do Estado está cobrindo os pontos de ações culturais que receberão artistas pernambucanos e nacionais. Ao todo, 740 integrantes das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, além de servidores do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Defesa Civil do Estado, da Corregedoria Geral, militares que atuam na Operação Lei Seca, e servidores da Secretaria de Defesa Social, estarão empenhados em garantir segurança em Caruaru.
 
A Delegacia Móvel da Polícia Civil estará presente no Pátio de Eventos, mas a população também pode contar com o funcionamento da 88° Delegacia Circunscricional, também em Caruaru.
 
Os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Juliana Gouveia (em exercício da Mulher) e o Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) acompanharam o festival. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho e os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Rosa Amorim também estavam presentes.
PUBLICIDADE