Em Caruaru, a rede municipal de saúde oferece o serviço de implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU) de forma gratuita. O acesso ao procedimento, que é um dos métodos contraceptivos mais seguros do mundo, foi possibilitado pela gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro e teve início em agosto de 2023.

A paciente Sabrina Darana, de 25 anos, foi uma das centenas de beneficiadas pelo serviço, que antes era liberado apenas pela rede estadual. Há anos, esse procedimento era um de seus sonhos e só pode ser viabilizado no ano passado, com atendimento na UBS do Alto do Moura.

“Ter esse serviço oferecido para a população de forma gratuita é uma porta aberta tanto para as pessoas que não têm informação sobre a eficácia do DIU, quanto para quem, como eu, não tem a condição de pagar por todos os exames, as consultas e o procedimento em si. Fui muito bem atendida, o pessoal me deu total assistência, me passou todas as informações necessárias. Até no pós, que eu precisei de medicação e de outros exames, tudo foi bem tranquilo”, apontou a paciente.

Para viabilizar os atendimentos, os profissionais da rede de saúde passaram por uma capacitação e hoje estão aptos a realizar o procedimento com o máximo de eficácia e segurança. “Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, eu fiz a capacitação e hoje consigo colocar de um a dois DIUs de cobre por semana. É um serviço muito importante para descentralizar esse atendimento e o cuidado com as mulheres, tanto no controle da natalidade, quanto na prevenção de gravidez na adolescência e gestação de alto risco”, defendeu o médico José Ronaldo.

O procedimento está disponível nas UBSs do Alto do Moura, Terra Vermelha, São João da Escócia I, III e IV, AME Maria Lira, Cachoeira Seca, Juá, Malhada de Barreiras Queimadas, José Carlos de Oliveira I, João Mota, Sinhazinha I e II, Ame Pedro Justino, São Francisco II e III, Santa Rosa I, Vassoural I, II e III e AME Luiz Bezerra Torres I e II. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde já está em processo de compra dos kits e instrumentais para implantar o serviço em 100% das unidades da rede.

Para ter acesso ao serviço, as pacientes podem fazer a solicitação diretamente na UBS do bairro em que moram. Caso a localidade não tenha sido contemplada ainda, a orientação é seguir para o Departamento de Regulação, que funciona no Complexo de Saúde Jacqueline Fernandes.

PUBLICIDADE