Após se reunir com a governadora Raquel Lyra, na segunda (21), no Palácio do Campo das Princesas, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira, esteve, hoje (22), no Conselho Distrital, em Fernando de Noronha. Na ocasião, ele afirmou que a Anac está acompanhando de perto todo o desenvolvimento das obras da pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson e avaliou como muito positiva a primeira etapa dos trabalhos realizados no local.

Tiago Pereira relembrou o motivo que levou à interdição da pista para aviões a jato, em outubro de 2022, e ratificou que o arquipélago é prioridade para a agência nacional. “Estive ontem com a governadora Raquel Lyra e estou atento, junto com o Governo do Estado, à evolução dos trabalhos. A governadora está bastante empenhada e esperamos reabrir, o mais rápido possível, as operações a jato no local”, afirmou.

Após a reunião no Conselho Distrital, o presidente seguiu, junto com a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, para uma vistoria às obras do aeroporto. “Técnicos da Anac estiveram em Noronha na semana passada e a avaliação foi muito positiva. E eu estou aqui, hoje, comprovando isso. Diante de toda a complexidade da ilha, para se chegar material aqui, posso afirmar que a obra está indo muito bem”, disse.

A administradora Thallyta Figuerôa falou da importância do presidente da Anac ter visitado as obras. “A avaliação positiva feita pelo presidente só reafirma o compromisso que o Governo do Estado tem em entregar logo o aeroporto, mas, sobretudo, com total segurança.”

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) iniciou, em setembro passado, as obras de reabilitação do pátio de aeronaves e das pistas de pouso e taxiamento do Aeroporto de Fernando de Noronha, orçadas em R$ 60 milhões. As intervenções são fundamentais para que a Anac devolva ao aeroporto a autorização para pousos e decolagens de aeronaves turbojato, perdida pelo Estado em 2022, após diversas advertências feitas pela Agência sobre a necessidade de melhorias no espaço.

“O aeroporto da ilha é uma prioridade para o Governo do Estado, tendo em vista a necessidade para a população de forma geral e turistas. A obra está acontecendo o mais rápido possível, com mais profundidade nos últimos dias”, comentou o secretário da Semobi, Diogo Bezerra.

Além das obras que o Governo Estadual está desenvolvendo na pista, a DIX Aeroportos, concessionária que administra o espaço, está executando uma grande reforma no terminal de passageiros, que também será ampliado. Com as mudanças, o local passará dos atuais 1.500 metros quadrados para 3 mil metros quadrados, oferecendo mais conforto e comodidade aos usuários sem abrir mão da sustentabilidade.

Hoje, o aeroporto opera voos domésticos e tem capacidade para receber aeronaves de médio porte.

PUBLICIDADE