PUBLICIDADE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, promove a 3ª edição do Festival de Arte e Cultura (Face), nesta semana, na sede da Seduc e em algumas unidades da rede municipal de ensino. A iniciativa, que neste ano tem como tema: “Se cria assim”, em homenagem ao centenário do Mestre Galdino, visa fortalecer o processo de ensino e aprendizagem da arte com os estudantes municipais.

Durante o Face, os alunos ainda terão oportunidade de despertarem os seus olhares críticos e sensíveis a partir do contato com diversas linguagens artísticas como o teatro, a dança, a música, a literatura de cordel, a contação de histórias, a capoeira, o audiovisual e o grafite, tanto dentro como fora do ambiente escolar.

“Este Festival conta com a participação ativa das escolas do campo e da cidade em suas diversas modalidades de ensino, visando descobrir e dar visibilidade às construções artísticas dos estudantes da rede e apresentando ainda ao público as produções construídas durante as oficinas de arte”, destacou o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, Kaio Colaço.

Nesta terça-feira (3) ocorrerá a 1º Mostra de Curta Metragem, na Escola Maria Félix, onde serão exibidos vídeos produzidos pelos estudantes nas oficinas de audiovisual. Já na quarta (4), a sede da Seduc será palco do espetáculo “Não dormir para sonhar”, além da 2ª Mostra de Esquetes Teatrais da Rede, da exibição do Projeto Cordel Andante e de apresentações de diversas linguagens da arte na acolhida.

Na quinta-feira (5) o Face acontecerá de forma itinerante com as unidades escolares comportando apresentações de outras localidades e modalidades de ensino, nas chamadas unidades polo. Pela manhã, a unidade polo será a EM Típica Rural, com a 1ª Mostra de Cultura Popular da Rede; à tarde, a vivência será na ETI Dr. Amaro de Lyra e César e à noite, na EM Manoel Trajano.

No último dia do Festival, sexta-feira (06), as unidades polo, serão a CMEI Márcia Lyra, onde as apresentações ocorrerão pela manhã, com a Educação Infantil, e na EM Professor Leudo Valença, que acontecerão à tarde, com os Anos Finais. Durante o ciclo do Face ocorrerão oficinas de arte nas diversas linguagens.

Um novo polo de atuação do Face 2024 será a UFPE, através do 6º Seminário de Educação do Campo no enfrentamento às mudanças climáticas: O Nupefec e a Escola da Terra como espaços de debate, que receberão diversos grupos artísticos com estudantes da Rede.

PUBLICIDADE