Foto: Wladimir Barreto
PUBLICIDADE

As novas composições da Câmara de Caruaru

Na manhã da última terça-feira (07), a Câmara de Vereadores de Caruaru deu início oficialmente à sua 19ª Legislatura, com a realização da primeira sessão extraordinária de 2025. Nela, algumas novidades em termos de composições parlamentares já puderam ser percebidas começando a desenhar o cenário a ser vivenciado pelos próximos quatro anos, na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

A começar pelo quadro atual de legisladores, que foi dividido em quase sua totalidade por remanescentes da legislatura anterior (50%) e estreantes (40%), deixando apenas 1% para retornante. Dos 23 vereadores que foram empossados para o mandato vigente, 17 fizeram parte da coligação de Rodrigo Pinheiro (PSDB) e seis de coligações adversárias ao prefeito reeleito.

Outra novidade em relação à última legislação se refere às definições dos nomes do líder do governo e de oposição a Rodrigo Pinheiro. Com históricos profissionais voltados para área de segurança, Cabo Cardoso (Avante) e Delegado Lessa (Republicanos) exercerão, respectivamente, as duas funções, marcando também a nova composição parlamentar da Câmara.

Em paralelo, já foram definidas e anunciadas as comissões permanentes para o biênio 2025/2026, sendo 13 no total e cada uma delas sendo formada por três membros. A exceção ficou por conta da Comissão de Ética Parlamentar, que está sendo composta por cinco vereadores. Suas regulamentações foram foram publicadas, por meio da Portaria nº 07/2025, na última terça-feira (07).

Com tantas novidades já evidentes, a expectativa é de que esse próximo quadriênio da Câmara de Vereadores de Caruaru seja bastante movimentado, discutindo e aprovando requerimentos e projetos de Lei, que possibilitem cada vez mais melhorias nas vidas dos caruaruenses. Pelo menos são que todos esperam e aguardam, afinal, foi para isso, que eles compareceram em massa às urnas, nas Eleições Municipais 2024.

Exceção da regra

Eleito por unanimidade, o vereador Bruno Lambreta (PSDB) renovou o seu ciclo à frente da presidência e pode ser considerado a exceção da regra em meio às novidades da 19ª Legislatura da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Reflexo de respeito, prestígio e aprovação em relação ao seu trabalho, por parte dos demais 22 parlamentares.

Optou por não entrar

Em nota oficial divulgada à Imprensa, a vereadora e única representante feminina da Casa, Mery da Saúde (PSDB), justificou a sua ausência no quadro das comissões permanentes, em especial na Comissão de Direitos da Mulher. “Essa decisão reflete o meu compromisso em direcionar o meu tempo e energia para outras frentes prioritárias, como o contato direto com a população”.

Escolha natural

Por meio de artigo, o vereador Jorge Quintino (Podemos) destacou a possível candidatura à Alepe, nas Eleições 2026, de seu presidente municipal de legenda, Anderson Luiz. “Com uma base consolidada, uma relação próxima com diversos partidos e a total confiança do prefeito Rodrigo Pinheiro, Anderson Luiz se posiciona como uma escolha natural para ser o representante de nossa cidade na Alepe”.

PUBLICIDADE