Assembleia já com cheiro de Eleição na Amupe
A primeira sessão extraordinária 2025 da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na manhã desta terça-feira (15), no Recife, contou com a participação significativa – mais de 170 – de prefeitos e prefeitas, com gestões do Sertão ao Litoral. O tema da próxima eleição para o biênio 2026/2027 da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da Amupe foi o que mais circulou, nos bastidores, durante as apresentações de representantes da Compesa, Neoenergia e Empetur.
Ao Blog do Pedro Augusto, o ex-prefeito de Paudalho e atual presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, confirmou a sua intenção de renovar o mandato. “Tenho sim este anseio, iremos conversar com os colegas prefeitos e dependendo do entendimento da maioria, disputaremos mais uma vez este cargo”.
Marcelo deverá ter como adversário de chapa o atual prefeito de Aliança, Pedro Freitas, que também se colocou como pré-candidato. “Eu e o Marcelo temos alguns pontos de divergência. Precisamos colocar na pauta de discussão qual é a prioridade? Se é um projeto pessoal ou se é a condução da Associação? Lançaremos nos próximos dias, a nossa candidatura”.
Durante a assembleia, a comissão eleitoral foi formada e terá como integrantes os prefeitos do Cabo de Santo Agostinho, de João Alfredo e de Feira Nova, respectivamente, Lula Cabral, Zé Martins e Joel Gonzaga. A eleição para o próximo biênio da Amupe deverá ocorrer no fim de fevereiro, com os lançamentos oficiais das candidaturas, já no início do próximo mês. A conferir!!
Água, energia e turismo
Foram os principais temas discutidos com os gestores municipais, durante a primeira assembleia 2025 da Amupe. Em especial, sobre a concessão regionalizada de água e esgoto e o panorama do abastecimento de água em Pernambuco, com vários prefeitos sugerindo e questionando os métodos de atuação adotados pelo Governo do Estado.
Aporte de R$ 5,1 bilhões
O gerente de relações institucionais da Neoenergia, Rafael Mota, explanou aos participantes da assembleia da Amupe a respeito do plano de investimentos da companhia que prevê o aporte de R$ 5,1 bilhões em Pernambuco, em três anos. Outro ponto importante para a arrecadação dos municípios foi a apresentação do projeto que estabelece a cobrança da taxa de geração de resíduos sólidos diretamente na fatura de energia.
Caruaru também na Amupe
Na assembleia da Amupe, a Capital do Agreste foi representada pela vice-prefeita Dayse Silva, que destacou a importância do diálogo entre os gestores municipais para enfrentar desafios comuns e impulsionar o crescimento regional. “Reuniões como esta fortalecem a cooperação e garantem que as cidades tenham voz ativa na construção de soluções”.
Desafio renovado em São Caetano
Também presente na assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco, o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, se mostrou otimista com o seu segundo mandato, iniciado no último dia 1º de janeiro. “Conseguimos colocar São Caetano no rumo certo com as mudanças que se faziam necessárias, obtivemos 91,14% dos votos nas últimas Eleições e o desafio agora se renova para fazermos de São Caetano, uma cidade cada vez mais próspera”.