PUBLICIDADE

_Dr. Paulo Henrique Basto e Dra. Thassia Macedo estão concorrendo no Sorriso do Bem 2024_

Os finalistas ao prêmio de Melhor Dentista do Mundo no Sorriso do Bem (SdB) 2024 já foram anunciados e incluem dois profissionais pernambucanos: o periodontista e ortodontista Dr. Paulo Henrique Basto, voluntário da Turma do Bem (TdB) desde 2009 e coordenador do projeto em Recife desde 2010, e a protesista e reabilitadora oral Dra. Thassia Macedo, voluntária da TdB e coordenadora do projeto em Jaboatão dos Guararapes há 10 anos.

Ambos disputam a prestigiada premiação, que reconhece profissionais que fazem a diferença na odontologia e no impacto social por meio do voluntariado.

A Turma do Bem (TdB), a maior rede de dentistas voluntários do mundo, com mais de 18 mil profissionais cadastrados em 12 países, está realizando até o dia 1º de dezembro, em Poços de Caldas (MG), o evento Sorriso do Bem (SdB) 2024.

A tradicional premiação de Melhor Dentista do Mundo acontece neste sábado (30). Esse reconhecimento é dedicado a voluntários que se destacam por promover mudanças nas políticas públicas locais, atrair novos voluntários e parcerias para a TdB, e dar visibilidade aos programas Dentista do Bem e Apolônias do Bem. O vencedor será anunciado durante o evento, com a entrega do prêmio logo em seguida.

Dr. Paulo Henrique Basto, graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2007, combina sua atuação na iniciativa privada com o trabalho no setor público.
A Dra. Thassia Macedo é graduada em Odontologia pela UFPE desde 2007, natural de Caruaru, foi tenente-dentista na Aeronáutica por oito anos. Atualmente, dedica-se à iniciativa privada e ao trabalho voluntário.

A programação do SdB 2024 inclui uma série de atividades voltadas à capacitação dos voluntários e à reflexão sobre o contexto político, social, econômico e cultural do Brasil. Estão sendo realizadas entrevistas e discussões com especialistas, como o jornalista Bruno Paes Manso, a antropóloga Mirian Goldenberg, e a escritora Lilia Guerra, para abordar temas relevantes e inspirar os participantes. O evento conta ainda com a apresentação de duas peças teatrais: “Cartas Libanesas”, estrelada por Eduardo Mossri e dirigida por Marcelo Lazzaratto, e “Mela Cueca”, um monólogo do ator e DJ Zé Pedro. Além disso, marca o lançamento da série “Da Boca ao Mundo”, que abordará o impacto cultural e a troca de vivências entre diferentes povos, integrando a exposição “Dentista Viajante”, também prevista na programação.

O tema do SdB 2024 é “O Retorno à Casa”, propondo um ambiente acolhedor e repleto de histórias. A proposta inclui a construção de memórias afetivas, especialmente para os novos dentistas, que terão nesse encontro seu marco inicial no voluntariado. Para os veteranos, será uma oportunidade de reviver experiências e fortalecer seu compromisso com a causa. O tema também se conecta à exposição “Dentista Viajante”, promovendo reflexões sobre o impacto cultural do voluntariado.

*Sobre a Turma do Bem*

A TdB lidera a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Os voluntários oferecem atendimento odontológico gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade social e com problemas bucais graves, com foco em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero.

*Fábio Bibancos*

Cirurgião-dentista formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Odontopediatria e Ortodontia e mestre em Saúde Coletiva, Fábio Bibancos é presidente-voluntário da OSCIP Turma do Bem. Autor de obras como “Um Sorriso Feliz para Seu Filho”, “A Guerra dos Mutans” e “Boca!”, Bibancos foi reconhecido como Empreendedor Social pela Schwab Foundation em 2006 e Fellow Ashoka desde 2007. Também recebeu o prêmio Visionaris do banco UBS e foi homenageado pela Rainha da Espanha e pelo Papa Francisco por sua atuação em iniciativas sociais globais. Ele é CEO da Bibancos Odontologia, uma clínica transdisciplinar com 36 anos de história e unidades em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Jaguariúna (SP).

PUBLICIDADE